Início Teresina Piauí soma 1.202 focos de incêndio em 2026 em meio a alta nas queimadas no país
Teresina

Piauí soma 1.202 focos de incêndio em 2026 em meio a alta nas queimadas no país

O Piauí registrou 1.202 focos de calor entre 1º de janeiro e 12 de agosto de 2026, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio da plataforma Terra Brasilis.

No mesmo intervalo, o Brasil acumulou 29.618 focos de incêndio, concentrados principalmente em Mato Grosso (4.553), Tocantins (4.141), Bahia (3.256), Maranhão (3.121) e Pará (3.112), os cinco estados que juntos respondem por cerca de 62% dos registros no país.

O número piauiense, embora distante da liderança nacional, acompanha o padrão observado em 2026: o avanço das temperaturas no Nordeste e no Centro-Norte do país tem ampliado o risco de incêndios florestais na Caatinga e no Cerrado, biomas predominantes no território do Piauí.

Os dados são levantados por satélites de referência do programa Queimadas do Inpe e atualizados diariamente, servindo de base para o planejamento de ações de prevenção e combate ao fogo pelos órgãos estaduais e federais.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!