Mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre caem na Terra todo ano

Por Portal do Holanda

13/04/2021 11h21 — em Tecnologia

Foto: Pixabay

Cerca de 5.200 toneladas de poeira extraterrestre caem na Terra todos os anos. Segundo a pesquisa do próximo 15 de abril da revista Earth & Planetary Science Letters, esta chuva suave de pedaços de cometas e asteróides supera meteoritos maiores que atingiram o planeta, tendo apenas 10 toneladas pousando na Terra anualmente.

Embora a quantidade seja grande, é difícil detectar a poeira espacial ou rastrear seu acúmulo anual em grande parte dos lugares. Além disso, a poeira da Terra acaba substituindo a poeira do espaço. Um lugar onde a poeira se mantém preservada é em Adélie Land, Antártica, por conta da neve que impede que chegue muita poeira terrestre.

Inicialmente, os cientistas que fizeram a descoberta mediram cerca de 15.000 toneladas de poeira especial que entram na atmosfera todos os anos, mas apenas um terço chega a atingir o solo. Cerca de 20% dessa poeira vem de asteróides e 80% vem de cometas conhecidos como cometas do período de Júpiter.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Tecnologia