Dois asteroides irão passar perto da Terra em dezembro

Por Portal do Holanda

03/12/2021 10h15 — em Tecnologia

Foto: Pixabay

Recentemente, muitos asteroides de tamanho considerável têm passado pelo Planeta Terra. Mas, um risco catastrófico para o nosso planeta envolvendo essas rochas felizmente continua sendo algo para as telonas.

O asteróide 4660 Nereus, que está programado para passar pela órbita da Terra em 11 de dezembro, não nos atingirá, apesar de ser marcado pela NASA como um asteróide "potencialmente perigoso" (PHA).

Este asteróide tem 330 metros de diâmetro, que é mais alto do que a Torre Eiffel na França e o Edifício Chrysler nos Estados Unidos, ou o equivalente a nove Cristo Redentores colocados um em cima do outro.

O 4660 Nereus se aproximará da Terra a uma distância de aproximadamente 3,9 milhões de quilômetros. Embora não pareça representar uma ameaça direta ao nosso planeta, é considerado "potencialmente perigoso" devido à sua magnitude absoluta (18,4, menos de 22 - um dos requisitos para ser classificado como PHA) e à distância do nosso planeta (menos de 0,05 unidades astronômicas, outro requisito).

Também em dezembro, outro asteróide entre 84 e 190 metros de diâmetro deverá estar relativamente próximo da Terra.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Tecnologia