Cientistas criaram "robôs vivos" capazes de se reproduzirem

Por Portal do Holanda

30/11/2021 14h23 — em Tecnologia

Foto: Universidade de Vermont/Reprodução

Uma nova pesquisa publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences mostra que o primeiro "robô vivo" chamado de robô heterogêneo, criado por sapos embrionários, agora pode se reproduzir.

Ao reunir uma série de células individuais, esses organismos são capazes de replicar sua forma e criar robôs heterogêneos "bebês" que podem obter a aparência de seus pais em apenas alguns dias e repetir o processo.

De acordo com a Science Alert, "esta forma de existência perpétua nunca foi ouvida em nenhum organismo antes. Ela é gerada espontaneamente em poucos dias, ao invés de milhares de anos de evolução", disse um dos pesquisadores.

Os cientistas apontaram que esta pesquisa ainda está engatinhando, pois mais testes ainda são necessários para entender 100% como funcionam. No entanto, eles dizem que os Xenobots, como são chamados, podem eventualmente ser usados ​​para realizar funções úteis.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Tecnologia