Astrônomos detectam dois buracos negros supermassivos próximo da Terra

Por Portal do Holanda

30/11/2021 16h41 — em Tecnologia

Foto: Pixabay

Existem dois buracos negros que estão localizados na galáxia NGC 7727, na constelação Aquário, a cerca de 89 milhões de anos-luz da Terra.

De acordo com a equipe internacional de astrônomos que conduziram esta pesquisa, os dois corpos celestes não estão distantes um do outro, então um enorme buraco negro acabará se formando.

Holger Baumgardt, professor da Universidade de Queensland, e um dos condutores do estudo disse em uma declaração do OES: "A pequena distância e velocidade dos dois buracos negros indicam que eles podem se fundir em um enorme buraco negro nos próximos 250 milhões de anos".

Os astrônomos podem determinar a massa dos buracos negros observando como a gravidade dos buracos negros afeta o movimento das estrelas ao seu redor. Para isso, eles usaram o espectrômetro MUSE do telescópio OES VLT do Chile e o telescópio espacial Hubble.

Um dos buracos negros está localizado no centro da galáxia que o contém, com uma massa quase 154 milhões de vezes a do sol, e seu "companheiro" tem uma massa de 6,3 milhões de massas solares. O estudo foi publicado na edição digital da revista da especialidade Astronomy & Astrophysics.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Tecnologia