Astronautas são colocados em risco após Rússia disparar míssil antissatélites

Por Portal do Holanda

17/11/2021 14h56 — em Tecnologia

Foto: Pixabay

Os astronautas da Estação Espacial Internacional foram obrigados a se preparar para uma evacuação de emergência após a Rússia, segundo os Estados Unidos, ter disparado um míssil antissatélite.

A Estação Espacial (ISS) não foi danificada mas os astronautas tiveram que se abrigar nas naves espaciais. A agência espacial russa adiantou que a segurança da tripulação da ISS é a sua “principal prioridade”, mas os Estados Unidos julga o disparo como “irresponsável e perigoso”.

Antony Blinken, secretário de estado dos EUA, compartilhou um comunicado onde explica que o míssil antissatélite foi disparado contra um dos satélites russos, que produziu lixo espacial que poderia ter trago riscos à ISS.

O astronauta e administrador da NASA, Bill Nelson, também comentou sobre o caso em sua página no Twitter. Confira:

"É impensável que a Rússia coloque em risco não apenas os astronautas americanos e os parceiros internacionais da Estação Espacial Internacional, mas também os seus próprios cosmonautas”, escreveu Nelson.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Tecnologia