Veja quais são os sintomas menos comuns da covid-19

Por Portal do Holanda

17/02/2021 14h21 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Pixabay

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que a perda de olfato e paladar, tosse seca e alta temperatura são os três principais sintomas da covid-19. Entretanto, existem outros sintomas menos conhecidos, também citados pela OMS. De acordo com o jornal britânico The Sun Online, são esses:

- Perda de audição: Uma pesquisa feita por especialistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, afirma que ex-doentes relatam a piora de sua audição, além de problemas com zumbidos. O estudo foi feito em 121 adultos e questionou os pacientes por meio do telefone, cerca de 13,2% deles reportaram a dificuldade na audição.

- Conjuntivite: Na maioria das vezes, a conjuntivite é causada por meio de infecções e bactérias, mas também por ser provocada por alergias.

Especialistas alertam que o SARS-CoV-2 pode ser pego através dos olhos e que as lágrimas podem espalhar a infecção. Os cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de John Hopkins University, nos EUA, estudaram pacientes que haviam se queixado da irritação nos olhos.

Esses cientistas detectaram a presença do vírus em amostras de lágrimas e esfregaço conjuntival em um determinado grupo de pacientes com covid-19.

- Queda de cabelo: A perda de cabelo pode ser causada por vários fatores, como envelhecimento, alterações hormonais e estresse. Entretanto, alguns pacientes apontam o vírus como um dos motivos para a queda capilar.

De acordo com o The Sun, uma sobrevivente do vírus passou a ter medo de calvice ou precisar pouso de perucas, devido a mais da metade de seu cabelo ter caído.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar