Remédio da AstraZeneca pode impedir sintomas de Covid-19

Por Portal do Holanda

26/12/2020 13h42 — em Saúde e Bem-estar

Previsão é que medicamento seja liberado em abril de 2021. Foto: Divulgação

A empresa AstraZeneca e Hospitais da Universidade de Londres (UCHL) estão desenvolvendo um remédio que pode impedir a evolução dos sintomas da Covid-19 até 8 dias após a exposição ao novo coronavírus.

A nova droga foi batizada de AZD7442. Em vez das defesas criadas pelo organismo, a pesquisa utiliza anticorpos produzidos em laboratório. Estes são capazes de criar imunidade instantânea contra a doença.

“A proteína da espora do Sars-CoV-2 contém o RBD (domínio de receptor-obrigatório) do vírus, que possibilita ao vírus unir-se aos receptores em células humanas. Mirando a essa região da proteína da espora do vírus, anticorpos podem impedir o vírus de se acoplar em células humanas, e assim poderia bloquear a infecção”, detalha o documento sobre o ensaio clínico enviado aos EUA.

A previsão é que o medicamento seja disponibilizada em abril de 2021. Antes, deve passar por avaliação das agências reguladoras de medicamentos.

A sueca AstraNezeca também é responsável pela pesquisa da vacina comprada pelo governo brasileiro.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar