Compartilhe este texto

Profissional de Educação Física fala sobre importância de se exercitar no pós-pandemia

Por Portal Do Holanda

01/09/2021 15h03 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Divulgação

No dia 1º de setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. Essa celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

De acordo com o personal trainer Albecy Martins, de 29 anos, que atua nas principais academias de Manaus, a prática de atividade física sob orientação de profissional é de suma importância para uma vida saudável. “Cada treino vai de acordo com a necessidade individual do aluno. Entre os benefícios, podemos citar a correção da postura, um melhor desenvolvimento motor, melhor funcionamento do cérebro e coração, proporciona sensação de bem-estar, melhora a autoestima, reduz sintomas depressivos ansiosos, melhora o controle do apetite, entre outros”, disse.

Segundo o profissional, a atividade física estimula a liberação de substâncias que melhoram o funcionamento do sistema nervoso central. “Em tempos de pandemia, manter o corpo exercitado ainda previne contra várias doenças. Podemos observar os altos índices das vítimas da civid-19, por exemplo. Em sua grande maioria, eram pessoas com sobrepeso e com doenças preexistentes, infelizmente”, completou Albecy Martins.

De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, é reconhecido como Profissional de Educação Física aquele identificado pelas denominações a seguir: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista e Cinesiólogo.

Mais benefícios

Segundo o Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região, é importante que novos profissionais que chegam ao mercado de trabalho façam sua inscrição junto ao órgão. “Lembramos que os Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissionais não são criados para oferecer vantagens para seus registrados e sim para garantir à sociedade que os serviços oferecidos sejam de qualidade, com segurança e orientados por profissionais habilitados”, diz o Conselho.

Ainda assim é importante destacar que somente o diploma não dá o direito ao exercício profissional, em nenhuma das profissões regulamentadas.

Denúncias pela prática irregular

Caso algum aluno flagre ou conheça algum profissional irregular atuando, denúncias devem ser enviadas diretamente ao Cref da região onde for verificada a irregularidade ou a Ouvidoria do Confef, por meio do endereço eletrônico [email protected], o qual a encaminhará ao respectivo Cref.

A denúncia deve ser feita com o detalhamento de endereço do local, horário, fato irregular e, se possível, o nome dos envolvidos, para uma maior efetividade na ação fiscalizatória.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar