Pesquisadores encontram plásticos nas placentas de mulheres grávidas

Por Portal do Holanda

23/12/2020 7h54 — em Saúde e Bem-estar

Gestantes podem ter inalado ou engolido material - Foto: Ilustrativa

Partículas de plástico foram encontradas pela primeira vez em placentas de quatro mulheres grávidas na Itália. A descoberta foi feita recentemente e deixou até os cientistas perplexos.

Eles acreditam que as mulheres tenham inalado o material por meio da poluição no ar, ou ainda pelo consumo de água vinda de embalagens, ou consumo de produtos de higiene pessoal.

Os 12 micro pedaços coloridos são tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu, mas ficam evidentes sobre as lentes de microscópio.

A maior preocupação dos pesquisadores é o dano que eles podem causar na formação dos bebês, uma vez que uma placenta saudável é fundamental para o desenvolvimento do feto.

Eles acreditam que toxinas liberadas pelo material também podem causar danos à criança. Mais estudos devem ser feito a partir de agora para saber os reais impactos desse plástico no organismo.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar