Muito tempo no celular pode causar compulsão alimentar em crianças

Por Portal do Holanda

05/03/2021 11h34 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Pixabay / Redes sociais são uma das culpadas

Mesmo antes da pandemia, as crianças já passavam horas na frente do computador ou celular, com isso surgiram vários estudos para descobrir o que esse comportamento poderia acarretar.

A pesquisa mais recente, feita com crianças entre 9 e 11 anos, revelou que muitas horas na frente de telas aumenta a chance de desenvolver transtorno da compulsão alimentar.

De acordo com a CNN, o estudo revela que as redes sociais estão entre as principais culpadas. Cada hora gasta nessas plataformas foi associada a um risco 62% maior de ter a doença, enquanto cada hora gasta assistindo televisão ou filmes foi associada a um risco 39%.

Jason Nagata, professor assistente de pediatria da Universidade da Califórnia em San Francisco e principal autor do estudo, explica que ocorre pela distração: “As crianças podem ser mais propensas a comer em excesso quando distraídas em frente às telas”, disse.

O transtorno da compulsão alimentar se caracteriza por episódios recorrentes de alto consumo de alimentos, acompanhados de suam sensação de falta de controle, e logo após a refeição a sensação de culpa e angústia.

Além do fato de que assistir televisão por muitas horas, pode gerar a compulsão, o uso excessivo das redes sociais também pode provocar uma imagem corporal negativa nas crianças.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar