Hospitais de Manaus realizam ação do Dia Nacional de Controle de Infecções
Manaus/AM - Higienizar as mãos é uma prática simples, porém fundamental, que desempenha um papel crucial na prevenção da propagação de doenças infecciosas. Esse hábito básico, muitas vezes subestimado, é uma das medidas mais eficazes para proteger a saúde pessoal e coletiva. E, na última quarta-feira (15), Dia Nacional de Controle de Infecções Hospitalares, uma ação importante foi realizada nas unidades da Hapvida NotreDame Intermédica de Manaus para disseminar essa prática nos hospitais.
De acordo com a gerente corporativa de Controle de Infecções da Hapvida NotreDame Intermédica, Emanuela Patrícia Ribeiro, a importância da higienização das mãos é especialmente evidente em ambientes como hospitais, clínicas e instituições de saúde, onde a transmissão de doenças é uma preocupação constante.
“Aproveitamos a data para realizar algumas ações lúdicas com os nossos pacientes e profissionais de saúde, levando um momento de descontração e a conscientização sobre a importância da higienização correta das mãos como uma forma de proteger a si e ao outro, seja um ente querido ou o próprio paciente, reduzir a transmissão de infecções e, acima de tudo, salvar vidas”, diz Emanuela.
Ao lavar as mãos com água e sabão ou utilizando álcool em gel são eliminados germes e bactérias que podem causar uma variedade de doenças, desde resfriados comuns até infecções mais graves.
Profissionais de saúde, pacientes e seus acompanhantes devem adotar rigorosos protocolos de higiene das mãos para evitar a propagação de infecções hospitalares e garantir um ambiente seguro para todos.
Segundo a diretor do Hospital Rio Negro, Shirlem Lima, a ação teve um excelente aproveitamento em Manaus. “Tivemos palestra e dinâmicas, com jogos de perguntas e respostas, dominó da higienização das mãos e jogo de memória. Colaboradores de toda unidade participaram desse momento tão importante”, diz e ressalta que o Hospital São Lucas também recebeu a ação.
Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica
Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 15,8 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 86 hospitais, 76 prontos atendimentos, 345 clínicas médicas e 294 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar