Estudo aponta que dormir menos de 6h por noite aumenta o risco de demência

Por Portal do Holanda

21/04/2021 9h27 — em Saúde e Bem-estar

Estudo foi publicado na revista Nature Communications - Imagem: Ilustrativa/Pixabay

Um estudo publicado na revista Nature Communications, apontou que dormir cerca de seis horas por noite aumenta o risco de demência em 30%. 

A pesquisa acompanhou quase 8 mil pessoas por 25 anos e encontrou um risco maior de demência em pessoas que tinham “duração do sono de seis horas ou menos aos 50 e 60 anos” em comparação com aqueles que dormiam sete horas por noite, conforme publicou a CNN Brasil. 

Além disso, a curta duração do sono persistente das pessoas com idades entre 50, 60 e 70 anos também foi associada a um “risco aumentado de demência em 30%”, independentemente de “fatores sociodemográficos, comportamentais, cardiometabólicos e de saúde mental”, incluindo depressão.

Outro estudo publicado em 2017 revelou que adultos saudáveis de meia-idade que dormem mal por apenas uma noite produzem uma abundância de placas de beta-amiloide, uma das marcas do Alzheimer.

A beta amiloide é um composto de proteína pegajosa que interrompe a comunicação entre as células cerebrais, eventualmente matando as células à medida que se acumula no cérebro.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar