Covid persistente é cada vez mais comum entre pacientes, diz estudo

Por Portal do Holanda

20/04/2021 8h19 — em Saúde e Bem-estar

Sintomas persistem por meses - Foto: Freepik

Estudos recentes mostram que pacientes que tiveram covid-19 podem apresentar problemas neurológicos e psiquiátricos a longo prazo.

Chamada pelos médicos de que podem perdurar de semanas a meses após a recuperação Covid persistente, Síndrome Pós-Covid ou Covid pós-aguda, a condição pode causar perdas de memória, depressão, ansiedade, síndrome do estresse pós-traumático, insônia, sintomas obsessivo-compulsivos, dores de cabeça, nas costas, fraqueza, AVC e perturbação dos sentidos.

Os sintomas são recorrentes e na maioria dos casos nota-se uma prevalência da perda de memória e fadiga, além de dor de cabeça latejante.

Os pesquisadores consideram um desafio desvendar todas as possíveis sequelas que o vírus pode trazer ao organismo, mas já sabem que o caminho é longo e que é preciso estar atento e tratar os problemas para evitar complicações mais graves no futuro.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar