Especialista fala sobre cuidados com saúde bucal das crianças que previnem doenças

Por Portal do Holanda

12/10/2021 14h03 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Divulgação

O Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro e traz a reflexão sobre a garantia dos direitos e o bem-estar durante a infância. Nesse sentido, diversos temas se destacam e, entre os mais importantes, está o estímulo de hábitos que promovam e mantenham a saúde dos pequenos, algo fundamental para estimular um crescimento equilibrado. Assim, cuidados com a região bucal também são importantes, dado que a higiene no local nem sempre é feita da forma adequada.

De acordo com o Caderno de Atenção Básica da Saúde Bucal, elaborado pelo Ministério da Saúde, 60% das crianças de até 5 anos apresentam pelo menos um dente com experiência de cárie. Ainda segundo o relatório, cerca de 70% com dentição permanente sofrem com algum mal na região.

Em busca de um sorriso saudável, Queren Azevedo, consultora da GUM , marca americana de cuidados bucais, traz algumas dicas para garantir uma boa escovação e se livrar de possíveis desconfortos.

Escova de dentes adequada

Para a especialista, a escolha da escova deve ser específica para cada faixa etária, sempre levando em consideração a maciez das cerdas e a qualidade do objeto. "Nos primeiros meses de vida é indicado fazer a limpeza do bebê com gaze, massageando suavemente a gengiva. Para as crianças a higiene deve ser feita com a escova de dentes, associado a pasta com flúor e fio dental", explica.


Uso do flúor

Azevedo afirma que para evitar o aparecimento de cáries e prevenir contra outros tipos de problemas é ideal usar o gel dental com flúor. A consultora conta que a quantidade deve ser moderada, mas com pelo menos 1.100 ppm. "É preferível utilizar produtos voltados para os pequenos, que já vêm com fórmula adequada para o público infantil, mas deve-se atentar a quantidade indicada no rótulo. O mineral auxilia na reconstituição do esmalte dental e previne o avanço de lesões de cáries", diz.

Fio dental

Queren destaca que após o aparecimento dos dentinhos, é imprescindível a utilização do fio dental para evitar o acúmulo de restos de comida e remover a placa bacteriana. "A escovação não garante a higiene bucal completa, sendo necessário o uso do fio para limpeza completa. Como os pequenos costumam ter dificuldades, para um processo mais eficaz, os pais devem auxiliá-los durante a ocasião, e buscar por ferramentas que facilitem o processo, como fio dental com haste", declara.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar