Ação alerta para subnotificação do câncer de mama no Amazonas

Por Portal do Holanda

11/10/2021 12h18 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Divulgação

Manaus/AM - A cada ano, cerca de 66 mil mulheres desenvolvem câncer de mama no Brasil. Em 2021, só o Amazonas deve registrar 450 casos, conforme prevê o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Os números, porém, podem estar subnotificados, tendo em vista que a pandemia fez cair em 42% o número de mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Estado, a redução também é atestada pelo Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), que aponta três municípios (Lábrea, São Gabriel da Cachoeira e Nova Olinda) entre os cinco da região Norte com menor taxa de mamografias realizadas.

Visando alertar a sociedade sobre os preocupantes dados, a campanha Centec Rosa deste ano trabalha o lema “Se Toca Mana – Um Toque Pode Mudar Sua Vida”, alusiva à conscientização sobre a importância do autoexame, primeiro passo para a mulher buscar um serviço médico de diagnóstico para o câncer de mama.

Programação

Além de atividades internas, voltadas para alunos, colaboradores e docentes, o Centec Rosa também tem em sua programação ações educativas e inclusivas voltadas ao público externo. “São rodas de conversa com especialistas, ações de conscientização, workshops, distribuição de laço alusivo ao Outubro Rosa, serviços de saúde gratuitos e muita informação”, complementa a coordenadora.

No dia 14 ocorre o workshop sobre tecnologias aliadas ao tratamento e prevenção do câncer de mama; e no dia 19 workshop sobre ferramentas tecnológicas e a saúde da mulher, voltados para alunos da instituição.

O encerramento da programação será com o ‘Salão Solidário, um toque pela autoestima’, uma atividade presencial voltada à comunidade de modo geral. Estão previstos desde serviços de beleza para as mulheres, como limpeza de pele e massagem relaxante, até serviços de saúde e bem-estar, como testes de glicemia e cálculo do Índice de Massa Corpórea (ICMC), além de muita informação sobre prevenção ao câncer de mama.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar