Compartilhe este texto

Entenda o que é ‘vidro no pulmão’, doença contraída pelo sertanejo Zé Neto

Por Portal do Holanda

23/12/2021 9h22 — em Saúde e Bem-estar

Zé Neto está em tratamento contra doença - Foto: Reprodução/Instagram

Zé Neto pegou os fãs de surpresa ao relatar sobre o tratamento contra "vidro no pulmão" e uma das causa pode ter sido o uso de cigarro eletrônico pelo sertanejo.

Segundo explica o pneumologista Rafael Musolino o nome correto da doença é vidro fosco, e trata-se de uma alteração vista na tomografia de tórax. Pode ser causada por uma infecção, como a covid, ou por algum tipo de agressão ao pulmão, como o uso do cigarro eletrônico.

"De maneira geral o cigarro eletrônico contém nicotina e outras substâncias na sua composição. O uso excessivo no curto prazo pode causar inflamação pulmonar. A longo prazo pode causar asma, bronquite, inflamação. Existem algumas substâncias, como metais pesados, que podem aumentar o risco de câncer", afirmou o especialista ao G1.

Ele alerta ainda que a pessoa pode apresentar tosse, cansaço e dificuldade para respirar. No caso do vício no cigarro ser a longo prazo, o usuário pode desenvolver câncer.

O tratamento da doença não possui um tratamento especifico e depende da causa para que o médico indique como tratar. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar