Dores crônicas na coluna podem indicar fraturas

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

30/08/2021 7h32 — em Saúde e Bem-estar

É comum encontrar uma pessoa que reclame esporadicamente de incômodos na região da coluna. Dores crônicas, porém, podem ser muito mais do que apenas a postura ruim. Em alguns casos, o paciente precisa até mesmo seguir para o pronto-socorro para um atendimento emergencial.

O problema pode significar que o osso já está com múltiplas faturas. A causa pode ser uma osteoporose até então não identificada. Silenciosa na fase inicial, a doença reduz a massa óssea. Ela é provocada principalmente pela falta crônica de cálcio no organismo.

É uma doença que não apresenta sinais antes das primeiras microfraturas, o que se transforma em um grande perigo. Afinal, pesquisas mostram que as fraturas provocadas pela osteoporose quase dobram as chances de morte.

Orientação

É comum que as pessoas cheguem ao médico em um estágio avançado da doença. Para evitar as complicações, porém, é necessário manter hábitos saudáveis e, também, consultar regularmente um médico especializado para uma análise.

Além dos mais velhos, pessoas muito abaixo do peso ideal devem ficar alertas. Histórico familiar também é um indicativo que precisa ser levado em consideração. O risco da doença é muito maior para as mulheres por conta dos hormônios.

Prevenção

Para o diagnóstico, o médico utiliza exames como a densitometria óssea, que avalia o corpo através de radiográfica. Além do acompanhamento profissional, é fundamental manter hábitos saudáveis para revenir a osteoporose.

Por isso, é necessário manter uma alimentação equilibrada e saudável, sempre com uma boa ingestão de leite e derivados. Um nutricionista pode auxiliar na elaboração do cardápio ideal. Além disso, pratique regularmente atividade física e evite hábitos prejudiciais para a saúde, como o tabagismo e o excesso de álcool.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar