Compartilhe este texto

Comidas típicas de Festa Junina podem ser prejudiciais para pacientes renais crônicos

Por Portal Do Holanda

06/06/2024 17h35 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução Pixabay

O mês de junho é regado por comidas típicas, danças, fogueira e bandeirinhas coloridas. Isso porque a festa junina é uma comemoração comum e muito esperada em todas as regiões do Brasil.

Diante da culinária típica, o paciente com diagnóstico de doença renal crônica (DRC) deve ficar atento na ingestão de alimentos ricos em sódio, fósforo e potássio, substâncias que não são adequadamente eliminadas por pacientes que fazem terapias de substituição renal, como a hemodiálise ou diálise peritoneal.
 
Embora sejam nutrientes importantes para o adequado funcionamento do organismo, podem ser perigosos se estiverem presentes de forma elevada no sangue.

“É fundamental que o paciente renal evite alimentos como pinhão, preparações que tenham como ingredientes: coco, milho, castanhas, amendoim, por serem ricos em fósforo e em potássio”, destaca a nutricionista Thays Mortaia.
 
A especialista destaca a importância da utilização de temperos naturais no preparo das comidas típicas, uma vez que o portador de DRC pode aproveitar as refeições, mas com cautela quanto aos ingredientes utilizados. “As substituições de lanches com salsicha, linguiça, presunto ou mortadela por lanches de carne magra ou frango podem ajudar a reduzir o impacto no organismo do paciente renal, e o consumo do milho cozido em bastante água ao invés de feito na brasa”, explica Mortaia.
 
As bebidas também precisam de atenção, entre as opções estão os sucos de frutas diluídos em água, moderadamente refrigerantes a base de limão ou guaraná, e deixar de lado os refrigerantes a base de cola, sucos industrializados e bebidas alcoólicas como vinho quente e quentão.
 
A especialista também chama atenção para a medicação quelante de fósforo (que auxilia na redução da retenção desse mineral no sangue), quando prescritos pelo médico, os quelantes de fósforo, devem ser tomados junto com as refeições fonte de proteína ou preparações que contenham leite e queijo.
 
O paciente renal deve participar ativamente de seu tratamento e seguir as orientações do nutricionista, que irá adequar sua alimentação de acordo com suas necessidades individuais, contribuindo desta forma, para melhora da qualidade e aumento da expectativa de vida.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar