"Chip da beleza" pode causar aumento no clitóris e mudança na voz

Por Portal do Holanda

23/09/2021 17h12 — em Saúde e Bem-estar

Arte: Liminha Júnior

Os implantes hormonais são feitos com aplicação subcutânea e liberam hormônios lentamente no organismo e o chamado “chip da beleza” é um tipo especial de gestrinona, hormônio sintético da progesterona, que aumenta a testosterona. 

O uso de implantes não é recomendado por especialistas em terapias hormonais da menopausa ou anticoncepção por não existirem dados de segurança a longo prazo da eficácia, mas o uso não é ilegal, apenas não é recomendado devido a falta de estudos e de evidências científicas

O implante ganhou o apelido “chip da beleza” porque os efeitos podem incluir ganho de massa muscular, aumento de disposição física e aumento da libido, disse ao G1 a ginecologista Ana Lúcia Beltrame.

Ela relata que os efeitos colaterais negativos podem ser reversíveis ou irreversíveis. Entre os reversíveis é comum o inchaço, aumento da acne, dos pelos corporais e queda de cabelo. Já entre os efeitos colaterais irreversíveis, há o aumento do clitóris e alteração na voz”, completou.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar