Câncer Infantil: conheça os sintomas e fique alerta
O câncer em crianças é um problema raro, mas extremamente perigoso. Na maioria dos casos, a doença se manifesta em crianças ainda muito pequenas, geralmente abaixo dos cinco anos de idade. Entre os tipos mais comuns estão:
Leucemia Linfocítica, Tumores no cérebro, Linfomas não-Hodgkin (tumores no tórax e abdômen, que atinge principalmente meninos), Neuroblastoma (tumor sólido que surge nas células nervosas, pescoço e etc) e Tumor de Wilms (massa no abdômen).
Segundo Derli Gouvea, pediatra do Hapvida, os primeiros sintomas são tímidos e podem ser facilmente confundidos com o de outras doenças, o que consequentemente dificulta o diagnóstico e o tratamento precoce. Por isso, é importante estar atento a qualquer sinal, como explica o especialista:
“De um modo geral e simplista, podemos listar como os sinais e sintomas mais comuns, que devem chamar a atenção dos pais, os seguintes: hematomas ou manchas roxas (equimoses) sem explicações, nódulos e caroços em qualquer parte do corpo, cansaço intenso e frequente, palidez, alterações na visão e no aspecto dos olhos, febre frequente sem causa aparente, emagrecimento importante e dores nos ossos e na barriga”.
Quando esses sintomas são descobertos logo no início, as chances de cura são de até 70% se o tratamento for seguido da forma adequada. O pediatra lembra ainda que o tratamento mais recomendado é definido de acordo com o tipo de câncer e com o estágio da doença: “São três tipos principais de tratamento: a quimioterapia, a radioterapia e a remoção cirúrgica. Algumas vezes esses procedimentos são combinados. Raramente usa-se a radioterapia em crianças, pelos graves efeitos colaterais”.
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar