Câncer do colo de útero atinge mais de 45% das mulheres no Amazonas

Por Portal do Holanda

13/09/2021 16h44 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Reprodução

Mais de 45% dos casos de câncer no Amazonas é do colo do útero, a doença que pode ser prevenida, está diretamente vinculada ao grau de subdesenvolvimento do país. O Dr. Gerson Mourão, diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) relata em entrevista ao jornalista Humberto Amorim, que o câncer de colo de útero é o que possui maior incidência entre as mulheres do Amazonas.

“A situação do nosso estado em relação ao câncer de colo é vergonhosa, pois é totalmente evitável e mata mulheres antes dos 40 anos. Enquanto no resto do país o câncer do colo do útero foi controlado, no Amazonas ainda é o câncer que mais mata mulheres, mesmo sendo uma doença totalmente evitável pois já existem vacinas preventivas", contou.

O médico dá detalhes de um projeto de ambulatorização, que trata da construção de um centro ambulatório onde pacientes vindas do interior poderão fazer cirurgia preventiva, a chamada conização. Ele relata que o projeto está em fase inicial e a implementação deve iniciar dentro de 3 meses em um terreno da FCecon com o objetivo de conter a incidência do câncer do colo do útero.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar