Alterações nas unhas dos pés podem indicar doença silenciosa

Por Portal do Holanda

26/11/2021 14h47 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Ilustrativa Pixabay

O diabetes é um doença que tem acometido muita gente nos últimos tempos, e além da sede excessiva, visão turva e cansaço, um outro sintoma pouco conhecido também deve ser observado.

Alterações nas unhas dos pés também podem ser sinais de diabetes, já que o açúcar alto no sangue provoca lesões nos vasos sanguíneos e atinge todo corpo humano, o que pode deixar as unhas mais finas, quebradiças e pálidas e faz com que o crescimento seja lento.

De acordo com o endocrinologista Renato Teixeira, os pés dos diabéticos sofrem mais: "Podem apresentar vermelhidão, ficarem doloridos, com os dedos com aspecto de salsichas e muito torcidos. Também podem surgir lesões provocadas por pequenos traumas e formar úlceras de difícil cicatrização."

Os diabéticos também são mais suscetíveis a ter micoses e infecções, e essas alterações costumam aparecer quando as pessoas já estão em um quadro avançado devido diagnóstico tardio.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar