3 boas razões para comer mais abacaxi

Por Portal do Holanda

29/06/2017 13h29 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Reprodução

O abacaxi é suculento, doce e fresco. Tem um sabor tropical e é adorado por muitos. Mas muito além do sabor, o seu valor nutricional faz com que seja uma fruta ótima para a saúde.

A revista Health destaca três boas razões para incluir mais abacaxi na sua dieta.

É rico em vitamina C – 47,8 mg de vitamina C por 100 gr, o que equivale a mais de 100% da dose diária recomendada. Esta vitamina C, além de fortalecer o sistema imunológico, atua como antioxidante prevenindo o envelhecimento prematuro e doenças como câncer ou doenças cardiovasculares, e pode até contribuir para manter a ‘linha’. Um estudo descobriu que as pessoas que não consomem vitamina C suficiente queimam cerca de 25% menos calorias quando treinam, por isso consumir esta fruta rica em vitamina C pode lher ajudar a queimar mais calorias.

Contém magnésio – 12 mg a cada 100 g, ou seja, 75% da dose diária recomendada. Este mineral, em conjunto com a vitamina C, é necessário para a criação de colágeno, um componente da pele que previne a perda de elasticidade e as rugas.

Contém bromelina, uma enzima que contribui para a boa digestão de proteína, potencialmente reduzindo sintomas como barriga inchada, indigestão e fadiga. É por causa desta enzima que não é boa ideia juntar abacaxi com gelatina, pois a fruta quebra a gelatina em blocos de aminoácidos, impedindo que solidifique. E também é esta enzima que faz com que quando o abacaxi seja adicionado à carne, deixe-a mais macia. A fibra do abacaxi também ajuda a manter o funcionamento intestinal regular, prevenindo a prisão de ventre.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar