Siga o Portal do Holanda

São Paulo

Inova Educação: professores da rede já podem se inscrever para formação

Publicado

em

Foto: Reprodução / Governo de SP

Os professores da rede estadual de São Paulo interessados em atuar no programa Inova Educação já podem se inscrever para a formação básica. A inscrição poderá ser feita até o dia 24 de junho, no portal da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação–EFAPE (www.escoladeformacao.sp.gov.br), onde também se encontra o regulamento do programa.

Serão 30 horas no total por novo componente (Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia), ministradas no formato de Ensino à Distância (EaD) no Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAPE. A participação do professor na formação básica é requisito obrigatório para que os docentes atuem no Inova Educação. A oportunidade é extensiva para o Quadro do Magistério estadual. Os inscritos terão de 16 de julho a 30 de agosto para concluir a formação básica. Os interessados poderão optar por cursar a formação em quantos componentes desejarem.

A certificação dos profissionais inscritos na formação será mediante aprovação nas avaliações realizadas nos módulos distribuídos na carga horária total. Esse certificado terá validade para evolução funcional pela via não acadêmica dos servidores e será pré-requisito para atribuição de aulas de Projeto de Vida, Tecnologia e Eletivas na rede estadual. Ao longo do semestre, haverá um aprofundamento na formação específica, também com carga horária total de 30 horas por componente (Eletivas, Projeto de Vida e Tecnologia).

As aulas de Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia são os novos componentes curriculares das escolas estaduais de São Paulo que estarão em vigor a partir do próximo ano letivo de maneira integral na rede.

Sobre o Inova Educação

O Programa Inova Educação vai beneficiar todos os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio das escolas estaduais de São Paulo. A partir de 2020, eles terão duas aulas semanais de Projeto de Vida, duas de Eletivas e uma de Tecnologia.

Entre as opções para o componente curricular Eletivas, os alunos terão temas como empreendedorismo, ética e cidadania, olimpíadas de conhecimento, teatro, comunicação não violenta e mediação de conflitos, dentre outros a serem definidos junto à rede.

Além disso, serão disponibilizadas duas aulas semanais de Projeto de Vida, onde os estudantes farão atividades para que possam definir objetivos, planejar rumos futuros e se organizar para chegar onde querem. As atividades abrangem ética e cidadania, sonhos, projetos na comunidade, mundo do trabalho, vida acadêmica etc.

Por fim, o componente de Tecnologia pretende trabalhar com os estudantes o pensamento computacional, letramento digital e Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação. Será estruturado para ocorrer independentemente do nível de maturidade tecnológica da escola, ou seja, os alunos poderão se beneficiar das descobertas que a tecnologia permite, qualquer que seja a quantidade de computadores, qualidade da conexão à internet ou nível de familiaridade dos professores com as tecnologias digitais. O objetivo é usar a tecnologia como ferramenta para comunicação, criação de projetos e soluções.

Crime organizado infiltrado na política

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.



Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.