Início Rio de Janeiro Sem dar detalhes, ministro reforça que investigações do caso Marielle estão avançando
Rio de Janeiro

Sem dar detalhes, ministro reforça que investigações do caso Marielle estão avançando

BRASÍLIA - O ministro interino da , general , disse nesta quinta-feira que todos estão "apreensivos e ansiosos" por obter resultados da investigação sobre o assassinato da vereadora Franco e o motorista Anderson Gomes.Silva e Luna afirmou apenas que as investigações estão avançando, sem dar detalhes.

— Penso que todos nós estamos apreensivos e ansiosos por esses resultados. Está se correndo atrás para se obtê-los de uma forma bem comprovada para que não tenha nenhum dado insustentável — disse Silva e Luna, ressaltando que a cada um dia surge um dado novo.

O general disse que a intervenção federal na área da Segurança Pública está mostrando resultados e o objetivo final é se obter índices razoáveis de criminalidade.

— Os resultados estão acontecendo e se está trabalhando para sair do período da intervenção com pelo menos uma estruturação das políticas e índices de criminalidade em níveis aceitáveis, se é que existe esse nível. As Forças Armadas estão construindo uma solução — disse o general, afirmando que "leva tempo" para se atingir uma situação com bons índices".

Ele comemorou ainda a aprovação pelo Senado, na noite de quarta-feira, o projeto que cria o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS). A intenção é viabilizar a atuação "conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos de segurança pública da União, estados e municípios". O texto diz que a segurança pública é dever de todos os entes da Federação, no âmbito das competências legais de cada um. O projeto foi aprovado pela manhã na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e levado à tarde ao Plenário do Senado. Como já passou pela Câmara, o projeto vai à sanção do presidente Michel Temer. Para o ministro, é uma forma de unificar a ação dos órgãos de segurança.

O projeto aprova diz que compete à União estabelecer a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e aos Estados, Municípios e Distrito Federal estabelecer suas respectivas políticas. O objetivo maior é a "análise e enfrentamento dos riscos à harmonia da convivência social, com destaque às situações de emergência, aos crimes interestaduais e transnacionais".

A proposta faz parte do pacote da Segurança Pública encampado pelos presidentes da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?