Compartilhe este texto

Protestos representam amadurecimento da democracia, diz deputado

Por Portal Do Holanda

18/06/2013 15h30 — em
Amazonas



Repercutindo a série de protestos ocorridos na última semana em diferentes cidades brasileiras, o deputado Sidney Leite defendeu a manifestação prevista para ocorrer em Manaus na quinta-feira. Ele também destacou o ato público que ocorreu no município de Maués levando aproximadamente duas mil pessoas às ruas reivindicando melhorias para a cidade.

Na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas, o parlamentar lembrou que sua vida pública iniciou quando ainda jovem participava de movimentos estudantis em Maués e considerou os atos recentes como um “amadurecimento da democracia”, no país. “Vejo com muita alegria. No momento que o povo parecia se unir ao ‘pão e circo’, o mesmo povo vai para a rua dizer que não é bem assim. Fui para a rua milhares de vezes, pelo fim da ditadura, pelas Diretas Já, minha origem na vida pública é essa”.

Leite disse que os brasileiros manifestantes merecem aplausos e reconhecimento e frisou que estas atitudes demonstram que a população não vai deixar acontecer o que ocorreu na década de 70, quando o Brasil vivia um regime de ditadura. “A realidade é outra e ganha muita força nas mídias sociais. As manifestações são pelo combate à corrupção e melhorias na saúde, educação e transporte público".

Protesto em Maués

Sobre a manifestação na cidade de Maués, o parlamentar destacou que as decisões tomadas pela Justiça caminharam inversamente a realidade que vive o Brasil, pois houve uma série de proibições aos participantes do movimento, como o uso de carros de som e foguetes. “O protesto não era para depredar o município de Maués, não era político, era pelo direito do povo”.

O ato público aconteceu pacificamente na cidade, mesmo após a prisão do vereador Luizinho Canindé que ficou detido por 24 horas, sob a acusação de formação de quadrilha e incentivo à desordem. “Foi preso por apoiar a manifestação, mas não há dúvidas que o protesto já teve seus resultados. Prova disso, é o pagamento do programa ‘Renda Cidadã’, a 800 famílias do município, que estava suspenso desde o final do ano passado”, afirmou Leite.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: amadurecimento, manifestação, protestos, Manaus, Amazonas

+ Amazonas