Compartilhe este texto

Lula diz que Congresso se empoderou e que pauta ideológica está fora da realidade

Por Folha de São Paulo

18/06/2024 9h30 — em
Política



BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Lula (PT) disse nesta terça-feira (18) à rádio CBN que o Congresso se empoderou em relação ao Orçamento, citando as emendas parlamentares, e que os projetos ideológicos, chamados de "pauta de costumes", está fora da realidade do país.

"Essa pauta de costumes não tem nada a ver com a realidade", disse o presidente ao se referir à discussão atual sobre aborto.

O presidente disse ainda relação com Congresso mudou muito em relação aos seus governos anteriores e minimizou os problemas atuais, como recentes derrotas. Ele repetiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) "não governou o país e deixou o Congresso fazer o que quisesse".

Lula disse que o Congresso se apoderou do Orçamento por meio de emendas, como das de relator, e afirmou disse que deputados e senadores "muitas vezes têm contribuído" e que, na política sempre, há problemas. "Tem que exercitar a arte de conversar e de convencer."

Lula ainda disse que os líderes do governo no Congresso precisam conversar mais com os parlamentares.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, a chamada "pauta de costumes" do bolsonarismo, que engloba questões como aborto e drogas, vem avançando mais nesta primeira metade do governo Lula do que nos quatro anos de Jair Bolsonaro (PL).

Se de 2019 a 2022 temas como escola sem partido e o chamado Estatuto do Nascituro empacaram, agora o Congresso caminha a passos largos para criminalizar o consumo de drogas e, ao menos na Câmara, para equiparar as penas de homicídio ao aborto cometido após 22 semanas de gestação.

Um conjunto de fatores explica o paradoxo, que engloba também temas relativos à segurança pública e à questão agrária.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política