Manaus/AM - O candidato à reeleição, presidente Jair Bolsonaro (PL), descumpriu decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e tem explorado ostensivamente imagens do Bicentenário da Independência, comemorado no dia 7 de Setembro, que foram proibidas.
De acordo com o ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro tem um prazo de 24 horas para a exclusão das imagens das redes sociais pelas plataformas que as gerenciam. Em caso de descumprimento, as empresas poderão ser multadas.
"O que se constata, ante a prova apresentada, é que a campanha continuou a fazer uso ostensivo de material cuja exploração para fins eleitorais foi expressamente vedada", escreveu o ministro.
Bolsonaro participou, no feriado de 7 de Setembro, de dois atos comemorativos aos 200 anos da Independência do Brasil. Em Brasília e no Rio de Janeiro, os festejos cívicos e militares foram misturados com ações de campanha do candidato à reeleição – o que foi contestado pelos adversários na corrida presidencial.
Após o evento, a Justiça Eleitoral abriu quatro ações para apurar suposto abuso de poder político e econômico.



Aviso