Compartilhe este texto

Linhão do Tucuruí foi expandido para o baixo Amazonas

Por Portal Do Holanda

14/05/2014 17h26 — em



 

 

A extensão do Linhão de Tucuruí para a região do baixo Amazonas é uma vitória que precisa ser festejada na opinião do deputado estadual Tony Medeiros, ao anunciar a novidade no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas na manhã desta quarta-feira. O anúncio feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica diz que a nova linha de transmissão foi licitada.

“Confesso que fiquei extremamente feliz com o anúncio da Anaeel”, disse Tony Medeiros, que defende a medida como uma possibilidade de criar alternativas econômicas de desenvolvimento para a região do baixo Amazonas, que irá contemplar com energia vários municípios do Estado, entre os quais Parintins (a 369 km de Manaus).

De acordo com o deputado, o Linhão de Tucuruí terá um rebaixamento de tensão em Oriximinã indo até Óbidos, que é a parte mais estreita do Rio Amazonas; de lá vai até Juriti até Alcoa, indo até a Vila Amazônia, em Parintins. “Depois disso vai para Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Urucurituba e Nhamundã”, explicou Tony, lembrando que sem matriz energética fica difícil falar em desenvolvimento econômico no Estado do Amazonas.

Reunião

Defensor dessa ideia desde 2011, o parlamentar esteve no Ministério das Minas e Energia, em Brasília, para discutir o assunto. Na ocasião Tony Medeiros se reuniu com o ministro Edison Lobão, onde relatou as dificuldades da região do baixo Amazonas, inclusive expôs a promessa do presidente Lula, quando esteve em Parintins em 2005, de que iria verificar essa situação. Na época, a ministra de Minas e Energia era a presidente Dilma Rousseff.

Tony recebeu do ministro um planejamento das ações daquele ministério para o Estado do Amazonas, destacando que o estudo inicial do Linhão era para a margem direita do Rio Amazonas, porém iniciados os estudos perceberam que se chegassem ao baixo Amazonas poderia chegar até Manaus, passando pelos municípios de Nhamundá, Urucaru, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Silves, Rio Preto da Eva até Manaus.

Em aparte, o deputado estadual José Ricardo disse que o anúncio é extremamente importante para a região que precisa de energia para seu desenvolvimento. “Precisamos lutar para que nos municípios amazonenses por onde passa o Linhão haja o rebaixamento de energia”, mencionou.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+