Siga o Portal do Holanda

Josué Neto lidera comitiva para tratar sobre novas vagas para deputado federal

Publicado

em

Por

O aumento do número de vaga para deputado federal no Amazonas é o assunto a ser tratado em audiência com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, em Brasília, na próxima quinta-feira (21), pelos deputados Josué Neto (PSD), presidente da ALEAM, Ricardo Nicolau (PSD) e Belarmino Lins (PMDB), ex-presidentes e Wilson Lisboa (PCdoB). A comitiva vai defender a proporcionalidade no número de cadeiras na Câmara Federal de acordo com o tamanho da população, com respaldo na Constituição Federal.

Se a comitiva obtiver êxito no pedido, a bancada de deputados federais em Brasília poderá passar de oito para 11. “O estado do Amazonas tem um déficit no número de deputados federais. E a lei é de proporcionalidade. Para cada deputado federal deve haver três deputados estaduais. O nosso Estado só possui oito deputados federais, mas o Piauí, por exemplo, com uma população menor, tem dez parlamentares. Por isso, nossa comitiva entende que o Amazonas precisa ter mais uma ou duas vagas de federal, e como efeito cascata, mais três ou seis de deputados estaduais”, afirmou.
o presidente.

Para Josué, o aumento do número de vagas de deputado federal é importante porque em algumas circunstâncias, como nas votações a respeito da Zona Franca de Manaus, o fato de ter mais
um ou dois votos se faz necessário para articular e aumentar o poder da bancada amazonense.

NULL

+

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.