Ronda no Bairro desarticula quadrilhas em Itacoatiara

Por

18/06/2014 15h45 — em Policial

Policiais Civis e Militares do Ronda no Bairro no município de Itacoatiara desarticularam seis quadrilhas envolvidas com crimes de tráfico de drogas, homicídios, roubos e cobrança de pedágios. Os trabalhos de investigação e policiamento ostensivo resultaram na prisão de 66 suspeitos de crimes, no período o dia 9 a 14 de junho.

De acordo com o comandante da Polícia Militar em Itacoatiara, capitão Zelian Castro, entre os presos estão líderes de quadrilhas que praticavam assaltos a pedestres e a estabelecimentos comerciais da cidade. “São bandidos violentos que em sua maioria das vezes foram flagrados com armas de fogo e armas brancas, como terçados e facas. Grande parte com envolvimento em homicídios”, disse o comandante.

O capitão Zelian destacou a prisão da quadrilha de Jacó Pinheiro Graan, formada por jovens entre 16 e 18 anos, que estavam cobrando pedágio dos moradores e praticando assaltos. “Infelizmente são jovens e já envolvidos com a criminalidade, os menores foram enviados para o juizado e os maiores de 18 anos, já foram para o presídio”, destacou. 

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Paulo Roberto Vital, destacou a atuação das polícias do interior do Amazonas. “O nosso policiamento no interior do Amazonas tem apresentado ótimos resultados e dando mais tranquilidade para os moradores. Parabenizamos a atuação de todos os policiais Militares e Civis lotados nesses municípios”, destacou.
 

Ronda no interior
 
Vital destaca que o Ronda no Bairro já foi implantado nos municípios de Humaitá, Parintins, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Tefé, Coari, Tabatinga, com previsão de ser implantado em Maués, São Gabriel da Cachoeira, Manicoré, Lábrea e Eirunepé.

Nesta semana, servidores da Secretaria-Executiva Adjunta do Programa Ronda no Bairro da SSP-AM, estão concluindo as instalações do programa em Maués e Eirunepé, e oferecendo treinamento para o uso do Sistema integrado de Segurança Pública –SISP, plataforma tecnológica do programa Ronda no Bairro.  “Com o SISP implantado, as polícias terão acesso direto aos mandados de prisão, consulta no Detran e Denatran de veículos em circulação, roubados ou furtados”, informou o secretário da Searb, coronel Raimundo Roosevelt.