Polícia detalha prisão de membros de facção em Caapiranga e faz alerta aos jovens
Manaus/AM - A polícia de divulgou um balanço da Operação Cará de Ferro, deflagrada nessa terça-feira (7), no município de Caapiranga. Quatro membros de facção foram presos e até uma arma turca, nunca vista antes no Amazonas, foi apreendida pelos agentes.
"Nós conseguimos cumprir os oito mandados de busca e cumprimos as quatro prisões preventivas (...) O saldo da operação foi a apreensão de drogas, armas, R$ 6 mil em dinheiro, uma embarcação que foi apreendida ontem à tarde, uma motocicleta e também o que chamou a atenção da gente foi a presença de uma pistola 9 mm de origem turca, uma arma que nós não tínhamos conhecimento", diz o delegado Paulo Mavignier, diretor do Delegacia Interativa de Polícia (DIP).
A polícia informou ainda que o grupo atuava diretamente no tráfico de drogas usando como rota o município de Manacapuru e intimidava a população com ameaças.
"Essa droga, ela provavelmente vinha por Manaus. Capiranga é um município geograficamente vizinho de Manacapuru e passava por lá ia para abastecer o comércio local. Ali não é a área de rota de passagem de droga, então, o que permeava a cidade era o tráfico doméstico. Era a rede de distribuição para bocas locais", ressalta.
Paulo Mavignier afirma que a quantidade de pasta base apreendida surpreendeu a polícia e evidenciou o quanto os jovens estão sendo induzidos e iniciados no vício como estratégia do império das drogas. Ele garantiu que essa é apenas a primeira grande operação no município.
"Me chamou a atenção é foi a presença de pasta base, de drogas além da maconha e da cocaína, o que causa uma dependência muito grande. Isso está destruindo a juventude de Capiranga. Nós vamos retornar ao município também para trabalhar a questão preventiva, levar a Polícia Civil para fazer palestra de prevenção às drogas nas escolas, porque a juventude lá está ficando viciada e tão dependente, que está se perdendo para o crime. Em contrapartida, eles estão lucrando dinheiro, luxando e nós não vamos permitir que isso aconteça".
O delegado incentivou a população a denunciar os criminosos à polícia por meio do 181 e afirmou que o sigilo é total e garantido.
ASSUNTOS: Policial