Compartilhe este texto

Polícia detalha como grupo de "Pinguelão" agia durante assaltos em Manaus

Por Portal Do Holanda

20/02/2024 11h59 — em
Policial



Manaus/AM - A polícia deu detalhes de como agia o trio que foi preso acusado de cometer uma série de assaltos a ônibus na zonal sul de Manaus. 

Segundo o delegado Cícero Túlio,  Marcley Freire de Araújo, conhecido como “O Pinguelão”,  Jhones de Freitas Pedrosa, conhecido como “Secreta” e Arimar Ribeiro de Lira,  “O Gordinho”, costumavam agir no início da manhã e também da noite, mas procuravam coletivos não muito lotados.

“Normalmente eles escolhiam os ônibus coletivos que não estavam completamente lotados, até para facilitar a atuação criminosa deles. Esses três assaltos que foram investigados por parte da nossa equipe no primeiro dia, eles aconteceram no bairro Educandos”, destaca Cícero.

Gordinho é quem levava os comparsas até os pontos de ônibus e assim que eles embarcavam, seguia o coletivo para os ajudar na fuga, posteriormente.

“Esse veículo levava esses indivíduos a locais onde existiam paradas de ônibus. Esses indivíduos adentravam nos coletivos, realizavam os assaltos e, posteriormente, eram também coletados por parte desse veículo, que era utilizado pelo Gordinho”, diz o delegado.

O modus operandi do grupo era sempre o mesmo e alguns dos assaltos cometidos por eles chegou a ser gravado por câmeras dos coletivos.

Após a polícia identificar o veículo usado na ação e os rostos dos suspeitos nos vídeos, eles foram presos nessa segunda-feira (19).

Apenas um quarto homem, conhecido como “Soneca”, que acompanhava e ajudava Secreta e Pinguelão a render as vítimas dentro dos coletivos, ainda não foi capturado.

O delegado conta que todos os envolvidos já tem passagem pela polícia e podem ter cometido assaltos também em outras áreas da cidade.

“Ambos já possuem, inclusive, passagens por assaltos a coletivos, tráfico de drogas e outros crimes, como receptação de veículos roubados (...) Foram pelo menos 3 assaltos a coletivos na região do Educandos. Mas a gente acredita que esse grupo tem atuação em toda parte da zona metropolitana de Manaus”.

A polícia ainda destaca que os crimes eram cometidos com muita violência e os acusados usavam armas artesanais para coagir as vítimas.

“Alguns vídeos foram coletados durante o curso da investigação que atestam a prática da violência excessiva por parte desses criminosos. Eram armas aparentemente caseiras, que ainda não foram coletadas. Segundo eles, já haviam sido apreendidas por parte de policiais militares em ocasiões anteriores”.

O delegado ressalta que a partir da divulgação das imagens dos presos, outras pessoas podem reconhecê-los de outros assaltos e apresentar denúncia na delegacia.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial