Compartilhe este texto

Polícia desmonta esquema de tráfico que usava empresas de fachada em Manaus

Por Portal Do Holanda

16/02/2026 12h02 — em
Policial


Drogas apreendidas - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Mais de uma tonelada de drogas, avaliadas em R$ 29 milhões, foram apreendidas em uma operação da Polícia Militar do Amazonas em um estaleiro localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste de Manaus. A ação ocorreu durante a Operação Carnaval e contou com apoio da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e equipes de inteligência.

Delegado Bruno Fraga - Foto: Jander Robson/Portal do HolandaOs entorpecentes estavam escondidos em um empurrador, sob o piso recentemente soldado, o que exigiu cortes na estrutura da embarcação para localizar a carga. Três pessoas foram presas: um brasileiro, responsável pela vigilância, e dois colombianos, apontados como responsáveis pelo recebimento e distribuição da droga.

Capitão Carvalló, da PM - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda"Nós estávamos com certa dificuldade para identificar o local, foi quando chegou uma denúncia de movimentação suspeita em uma área de estaleiro do bairro. Prontamente eu e as equipes nos deslocamos para verificar, observamos essa movimentação e um dos indivíduos que estava nesse empurrador tinha as mesmas características repassadas na denúncia. Realizamos a abordagem, ele informou que era responsável apenas pela vigilância da embarcação e que haveria duas pessoas responsáveis de fato pelo empurrador, que estava em uma construção em frente", explicou o capitão Carvalló.

Parte da droga já tinha sido vendida - Foto: Jander Robson/Portal do HolandaOs colombianos foram surpreendidos dormindo em uma casa e confessaram que eram responsáveis pela venda da droga em Manaus, revelando que parte do entorpecente já havia sido distribuída. As investigações apontaram ainda que os traficantes utilizavam empresas de fachada para lavar o dinheiro do tráfico, evidenciando a complexidade da rede criminosa.

"Nós sabemos que as organizações criminosas fazem uso do traslado dessa droga para Manaus, vendem e lavam dinheiro ocultando bens em empresas fantasmas e em empresas que exercem atividades lícitas. É um trabalho complexo, que o DRCO consegue realizar. Vai demandar tempo para identificar todos que fazem parte dessa rede criminosa e sequestrar os bens oriundos da venda desses entorpecentes", ressaltou o delegado Bruno Fraga.

Com essa apreensão, o volume de drogas retiradas de circulação no estado já ultrapassa 9 toneladas apenas no primeiro bimestre de 2026, superando os números registrados no mesmo período do ano passado. O governo estadual destacou que a operação demonstra a integração entre Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, reforçando o sistema de segurança e garantindo maior proteção à população.

"A contribuição da população é fundamental. A Polícia Militar tem seu trabalho de inteligência de excelência, a Polícia Civil também, mas é imperioso que a população dê credibilidade ao trabalho das forças de segurança. É com essa capilaridade que conseguimos chegar a ocorrências como a de hoje. Temos o 181, canal da Secretaria de Segurança, o 190 da Polícia Militar e o 197 da Polícia Civil. Todos garantem o anonimato das pessoas e, com essas informações, vamos juntos combater os males que essas organizações tentam instalar no Amazonas", afirmou Bruno.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial