PF deflagra operação contra garimpo ilegal no Amazonas PF deflagra operação contra garimpo ilegal no Amazonas

PF deflagra operação contra garimpo ilegal no Amazonas

Por Portal do Holanda

21/09/2020 8h06 — em Policial

Equipe em operação - Foto: Arquivo PF

Manaus/AM - A Polícia Federal deflagrou nos últimos três dias, uma operação contra um garimpo ilegal que funcionava na área do rio Boia e afluentes no município de Jutaí, no interior do Amazonas.

O garimpo estaria devastando a área e causando o derramamento de mercúrio na água e  no solo. O líquido é usado na extração de ouro.

No local, eles desativaram quatro dragas e três balsas carregadas com quase 50 mil litros de combustíveis e apreenderam documentos e objetos que serão periciados pela PF.

Além disso, foram coletadas amostras de água e de material biológico humano, que permitirão  mensurar a contaminação nos recursos ambientais e nos habitantes da região.

Participaram das ações 32 policiais federais, incluindo integrantes dos grupos táticos e especializados da PF, inclusive com a utilização de aeronave da Instituição.

A Operação Minamata foi encerrada neste domingo (20), com a contratação pela PF, de um satélite que vai monitoras em tempo real as queimadas e desmatamentos na Amazônia. O intuito é ajudar no combate as ações ilegais e na preservação dos biomas da Amazônia e da reservas indígenas.

+ Policial