Manaus/AM - O Comando Militar da Amazônia (CMA) desferiu um golpe financeiro superior a 13 milhões de reais contra o crime organizado durante o mês de março. Através de uma presença estratégica em áreas inóspitas da Amazônia Ocidental, o Exército Brasileiro intensificou o combate a crimes ambientais e transfronteiriços, reafirmando a defesa da soberania nacional em regiões de difícil acesso.

O balanço das operações revela apreensões expressivas de logística e recursos ilícitos, incluindo 4 aeronaves, 8 embarcações, 133 m³ de madeira e mais de 5 kg de ouro. Além do material apreendido, a atuação conjunta com órgãos de segurança resultou na interceptação de 800 kg de drogas pela Polícia Militar do Amazonas, após rastreamento estratégico realizado pela inteligência do Exército. As ações também geraram cerca de R$ 150 mil em multas ambientais.

Ao todo, o CMA realizou 30 reconhecimentos de fronteira, 24 postos de controle fluvial e diversos patrulhamentos terrestres, unindo o esforço repressivo ao apoio social com ações cívico-sociais (ACISO) para as populações locais. O Comando reforçou que a cooperação interagências e a intensificação das rondas seguem como prioridades para garantir a proteção ambiental e a segurança das fronteiras amazônicas.



