Operação “Quelônios VI” detém traficantes de animais silvestres em Lábrea

Por Portal do Holanda

12/11/2015 11h41 — em Policial

Tapauá/AM - Uma megaoperação entre policiais militares da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM) e analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na Reserva de Abufari, município de Tapauá, distante 449 quilômetros de Manaus, resultou na apreensão de diversas espécies de animais  e também produtos utilizados para captura das espécies.

A operação “Quelônios VI” aconteceu entre os períodos de 19 de outubro e 11 de novembro deste ano. No total, foram apreendidos um quelônio, três malhadeiras, duas motocicletas, 425 quilos de pirarucu, um arpão, 42 quilos de tambaqui, 97 quilos de aruanã, três motores rabeta e pelo menos 10 pessoas indiciadas por crimes ambientais. A 4ª CIPM intensificou as fiscalizações na reserva devido à constante ação de pessoas que capturam espécies da fauna silvestre para comercialização fora do município.

O material apreendido ficou sob responsabilidade do ICMbio. A carne deve ser doada para uma organização beneficente.

Segundo o comandante da 4ª CIPM, tenente Laurênio Silva, as vistorias não só na reserva como também nos arredores devem ser intensificadas no intuito de inibir a ação de traficantes de animais da fauna amazônica.

+ Policial