Operação Publicanos: PF mira grupo que simulava exportações de produtos em Manaus

Manaus/AM - A Polícia Federal está nas ruas na manhã desta terça-feira (18), para cumprir mandados de busca e apreensão contra um grupo envolvido em um esquema de falsa exportação de mercadorias na fronteira entre o Brasil e Venezuela.
A "Operação Publicanos" cumpre 12 mandados de busca e apreensão não só em Manaus, mas também nas cidades de Boa Vista, Bonfim e Pacaraima, em Roraima, e em Itapema, em Santa Catarina.
Um funcionário público envolvido no esquema foi afastado por 120 dias e outros dois alvos tiveram os passaportes recolhidos e estão proibidos de deixar o país.
A investigação da PF aponta que os acusados simulavam a exportação dos produtos para receber isenções fiscais, mais em seguida faziam os itens voltarem para serem vendidos dentro do Brasil em diversos estados.
O golpes causou grande prejuízo aos cofres públicos e concorrência desleal com o mercado interno. Os crimes investigados são corrupção ativa e passiva, contrabando, descaminho, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Veja também

ASSUNTOS: Policial