Compartilhe este texto

Mais de 80 suspeitos de praticar crimes contra mulheres são presos no Amazonas

Por Portal Do Holanda

02/04/2024 19h24 — em
Policial


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Um total de 80 suspeitos de envolvimento na prática de crimes contra mulheres foram presos, no Amazonas, durante a operação Átria. Em 28 dias, além das prisões, as Forças de Segurança em conjunto com órgãos que compõem a Rede de Proteção às Mulheres, realizaram ações educativas e preventivas. Ao todo, mais 31 mil pessoas foram alcançadas com palestras e panfletagem, realizadas em escolas e espaços públicos.

Durante a operação, desencadeada no mês de março, foram realizadas mais de 2 mil diligências. Neste período, 80 prisões foram registradas e a apreensão de dois adolescentes. Deste total, 39 pessoas foram presas em flagrante; 21 suspeitos conduzidos à delegacia; e 19 tiveram mandados de prisão temporária expedidos pela justiça. No período, também foram cumpridos um mandado de prisão temporária; uma pessoa foi presa por mandado civil e menores foram apreendidos em flagrante.

A titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), delegada Débora Mafra, destacou as diligências que foram realizadas durante a operação. Conforme a autoridade policial, a integração entre os órgãos fortaleceu ainda mais a Rede de Proteção.

Outros números

Ao todo, foram registrados 1.248 Boletins de Ocorrência (BOs) e instaurados 561 inquéritos policiais. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da DECCM, concluiu, ainda, cerca de 534 inquéritos, a maioria indicando a autoria e materialidade do crime praticado contra as mulheres. 

Também foram solicitadas 434 Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) e 12 medidas cautelares representadas. Além disso, 383 vítimas de violência doméstica foram submetidas e exames periciais de lesão corporal; e 122 para constatar violência sexual.

Ações educativas

Durante o período, as ações de panfletagem alcançaram mais de 12 mil amazonenses. Os órgãos envolvidos na operação também realizaram 238 palestras, com o alcance de pouco mais de 19,6 mil, o que corresponde a um público de 82 pessoas em cada evento realizado no mês de março.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial