Compartilhe este texto

Investigadora da PC que frustrou assalto e perseguiu criminosos em Manaus dá detalhes do caso

Por Portal Do Holanda

13/02/2025 12h04 — em
Policial


Investigadora Dilma Maria - Foto: Portal do Holanda / Jander Robson

Manaus/AM - A investigadora da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Dilma Maria Fogaça Bitencourt, demonstrou bravura e profissionalismo ao frustrar um roubo no bairro Planalto, em Manaus. A ação resultou na prisão em flagrante de Angel Gabriel Vasques de Castro, 21, conhecido como "Gordinho", integrante de um grupo criminoso responsável por roubos na região.

O caso ocorreu na manhã de quarta-feira (12), quando a vítima, um homem de 48 anos, caminhava em via pública e foi abordada por três criminosos em um veículo Volkswagen Gol branco. Um dos suspeitos, que estava no banco do passageiro, apontou uma arma de fogo e anunciou o assalto, subtraindo o celular da vítima.

A investigadora Dilma, que passava pelo local, presenciou a ação criminosa e iniciou uma perseguição aos assaltantes. Apesar da fuga dos criminosos, a policial conseguiu interceptar o veículo e prender Angel Gabriel em flagrante. Os outros dois suspeitos conseguiram escapar, mas as diligências continuam para localizá-los e prendê-los.

“Desde a hora da ação que eu vi o assalto, eu tentei persegui-los e comecei a parear carro com o carro para poder atirar. Eu queria parar o carro, no entanto, eles empreenderam fuga com  mais velocidade e teve uma hora que em uma dessas curvas, eles tentaram acelerar e o carro quase capotava. Foi a hora que eu dei o primeiro tiro e mais lá na frente, parei o carro de novo, dei o segundo tiro e o terceiro tiro foi quando eles entraram naquela rua sem saída e eu interceptei o carro e eu dei o terceiro tiro ali.”, disse a investigadora.

Questionada sobre a mensagem que deixa sobre o ato, a policial brinca: “Quando eu vi que eram três, realmente ali eu vi que poderiam todos três estar armados e infelizmente eu estava só. E aí eu até brinco, né, que eu estava só, dirigindo, atirando, e me maquiando. A mulher pode fazer isso. Não só nós policiais, mas as mulheres em si.”, concluiu.

Durante a ação, a polícia apreendeu o carro utilizado pelos criminosos e a arma de fogo empregada no roubo. Angel Gabriel foi conduzido ao 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP) e autuado por roubo. Ele será encaminhado à audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.

A atitude da investigadora Dilma foi elogiada pelo delegado Ivo Martins, do 19º DIP, que destacou a coragem, frieza e preparo da policial ao agir em um momento de extremo estresse. A investigadora relatou que, ao presenciar o assalto, não hesitou em agir, movida pelo seu dever como policial e cidadã. Em reconhecimento à sua bravura, a investigadora Dilma recebeu uma menção honrosa da Polícia Civil do Amazonas.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial