Homem é preso suspeito de dar golpe em idoso em Borba; esposa e irmão são investigados

Manaus/AM - David de Souza Lima, 41, foi preso nesse domingo (11) suspeito de enganar um idoso de 75 anos para fazer empréstimos no nome dele em Borba. Para isso, o homem se passou por agente financeiro e ordenou que um adolescente roubasse o aparelho celular da vítima.
Segundo o delegado Jorge Arcanjo, o crime ocorreu em dezembro de 2024. O idoso conhecia o homem e já tinha pedido a ajuda para fazer um empréstimo de R$ 13 mil, na ocasião, a vítima chegou a pagar para David a quantia de R$ 500.
A partir daí, o suspeito viu a oportunidade de ludibriar o idoso fazendo transferências não autorizadas da conta dele e renovando empréstimos sem o conhecimento da vítima.
"Ele confiou em um amigo para lhe auxiliasse em um empréstimo consignado, visto que ele é beneficiário do INSS, e esse amigo abriu uma conta em um banco digital, fez uma portabilidade e efetuou empréstimo do valor que ele queria e transferiu para uma conta do Bradesco e efetuou esse saque e deu para o idoso. Em meio a esse saque, ele transferiu outros valores a sua conta e para a conta da esposa".
O delegado conta ainda que posteriormente, David pediu que uma adolescente conhecida sua entrasse na casa do idoso, dizendo que estava com fome, para furtar o telefone dele. Em posse do telefone, ele passou a monitorar a conta do idoso e fez novos empréstimos.
"O idoso comprou outro celular, pediu novamente ajuda a ele. O homem passou todos os dados para o celular novo, porém, deixou no antigo o aplicativo do banco digital e todo mês, quando esse valor, ele transferia novamente e o idoso não sabia o que estava acontecendo isso".
Ao tomar conhecimento do caso, a polícia descobriu a trama, prendeu o suspeito e agora investiga a esposa dele e o irmão dele nos golpes. Ele vai responder por associação criminosa, estelionato e corrupção de menores, a polícia não descarta que ele tenha feito outras vítimas na cidade, já que se passava por agente financeiro.

ASSUNTOS: Policial