Homem é detido com mais de 400 metros cúbicos de seixo ilegal no Amazonas

Por Portal do Holanda

05/03/2021 16h33 — em Policial

Um homem foi apreendido -> Divulgação/SSP-AM

Manaus/AM - Agentes da Base Fluvial Arpão prenderam um homem e apreenderam duas embarcações transportando minério de forma ilegal durante fiscalizações no rio Solimões, em Coari. A ocorrência foi registrada na noite de quinta-feira (04). Foram apreendidos cerca de 400 metros cúbicos de seixo possivelmente extraídos do município de Japurá, na calha do Médio Solimões.

De acordo com o relatório de ocorrência da Base Arpão, por volta das 19h, os policiais abordaram a balsa de ferro J. Neto e os empurradores Chico Velho e Gaivota, que estavam transportando ilegalmente o seixo. A carga estava ancorada na comunidade Paraná de Coari, quando foi vistoriada.

Os policiais solicitaram do responsável a documentação referente à carga, mas o homem informou aos policiais que não possuía as licenças. O responsável foi conduzido à delegacia da Base Arpão, onde foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), conforme o art. 55 da Lei nº 9.605/1998, que tipifica a extração ilegal de minério.

Os policiais orientam que executar pesquisa, extração de recursos minerais, entre outros, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente configura crime ambiental.

 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Policial