Compartilhe este texto

Grávidas e indígenas eram usadas para transportar drogas em aviões da FAB

Por Portal Do Holanda

07/02/2025 16h47 — em
Policial


Foto: Reprodução/ Youtube FAB

Manaus/AM - Grávidas e pessoas indígenas eram usadas como mulas no transporte de drogas em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), conforme revelou as investigações realizadas pela Delegacia Especializada de Polícia de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, na operação Queda do Céu. 

Os suspeitos, militares com idades de 22, 23 e 26 anos, não tiveram os nomes revelados. Um homem de 42 anos também foi preso após ser apontado como financiador das drogas, e por lavar dinheiro para o tráfico de drogas. 

Uma pessoa de 26 anos, que já foi presa em Santa Isabel do Rio Negro e não é militar, era responsável por selecionar as mulheres e os indígenas para transportarem as drogas. Após serem recrutados, esses passageiros eram colocados no avião da FAB e levavam os entorpecentes para Manaus. 

“Três militares da FAB ajudavam nesse envio, colocavam pessoas ‘mulas’ para fazer essas viagens, eles mesmos já chegaram a levar drogas a Manaus em voos da FAB (...) era uma verdadeira associação, cada um tinha uma função. Um deles era cooptar pessoas na cidade. Claro que São Gabriel da Cachoeira é uma cidade que tem um PIB mais baixo e tem pessoas que necessitam.  E aí essas pessoas eram cooptadas para levar drogas a Manaus no voo. Eles (os militares) faziam a inscrição das pessoas no voo da FAB e essas pessoas levavam as drogas”, disse a delegada Grace Jardim.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial