Delegado de Manaus, vereadora e mais: saiba quem são os suspeitos presos em operação da PF

Manaus/AM - Uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta quinta-feira (22) resultou na prisão de sete pessoas, incluindo figuras de segurança pública e do cenário político. Entre os detidos estão o delegado da Polícia Civil do Amazonas, Adriano Félix Claudino da Silva, e a vereadora de Caracaraí (RR) e Adriana Souza dos Santos.
Além deles, foram presos o policial civil do Amazonas Álvaro Tibúrcio Steinheuser, o também policial civil amazonense Edmilton Freire dos Santos, o empresário do ramo de venda de carros Lidivan Santos dos Reis (investigado por tráfico de drogas em outra ação), o policial militar de Roraima Jan Elber Dantas Ferreira e o empresário do ramo artístico musical Matheus Possebon.
Tortura
O grupo é suspeito de envolvimento no sequestro e tortura de um homem ocorrido em 8 de fevereiro de 2023, na vicinal 3, em Caracaraí, interior de Roraima. Na ocasião, a vítima, que trabalhava com o pai, foi abordada sob o pretexto de auxiliar em uma ocorrência policial.
Ao chegar ao local indicado, foi algemada, agredida fisicamente e submetida a choques elétricos. O objetivo dos criminosos era obter informações sobre uma carga de cassiterita extraída ilegalmente da Terra Indígena Yanomami, que eles pretendiam roubar. Após a tortura, a vítima foi levada para outros municípios e interrogada antes de ser liberada com apenas R$ 60 para retornar a Caracaraí.
Veja também

ASSUNTOS: Policial