Compartilhe este texto

Cerca de 22 toneladas de carvão ilegal, avaliadas em mais de R$ 36 mil, são apreendidas na AM-010

Por Portal do Holanda

27/06/2022 23h12 — em
Policial


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Mais de 22 toneladas de carvão vegetal ilegal foram apreendidas, nesta segunda-feira (27), durante fiscalização ambiental na Rodovia AM-010.

De acordo com os Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), a carga apreendidas em distintas ações foram avaliadas em R$ 36 mil. 

Em uma das ações por volta das 5h30, a equipe militar de Patrulhamento Rural na viatura 9304, na altura do Km 50 da Rodovia AM-010, identificou um caminhão cor branca e procedeu a uma abordagem. Na conferência da carga, os policiais constataram o transporte de 510 sacos de carvão vegetal com 25 quilos cada. Quando foi questionado sobre o Documento de Origem Florestal (DOF), o motorista informou não possuir, evidenciando crime ambiental e sendo conduzido junto ao material à Delegacia Especializada em Crimes Ambientais (DEMA).

Em outra ocorrência no mesmo horário, a mesma equipe abordou um caminhão baú cor amarela, e constatou na vistoria da carga, a existência de 386 sacos de 25 quilos, contendo carvão vegetal. O motorista também informou que não possuía o DOF obrigatório e teve a carga apreendida e conduzida à DEMA, junto ao condutor.

A Polícia Militar por meio de suas unidades ambientais orienta, que quem vende, transporta, guarda ou expõe a venda, produtos de origem vegetal (carvão ou madeira) sem a devida licença, comete crime ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na lei de crimes ambientais.

Denúncias – A Polícia Militar orienta à população que, ao tomar conhecimento de ações criminosas, informe imediatamente por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial