Elaine Thompson vence e quebra recorde olímpico dos 100 m rasos em Tóquio

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

31/07/2021 10h07 — em Olimpíadas 2021

TÓQUIO, JAPÃO (UOL/FOLHAPRESS) - Elaine Thompson se superou e conquistou a medalha de ouro na final dos 100 metros rasos femininos nas Olimpíadas de Tóquio, batendo o recorde olímpico com o tempo de 10s61. A prova foi muito disputada com Shelly-Ann, bicampeã, até que a atual campeã ultrapassou e conseguiu uma vitória espetacular. A medalha de prata ficou com Shelly-Ann e o bronze com Shericka Jackson, pódio inteiro da Jamaica.

O recorde olímpico era de 10s62, conquistado pela americana Florence Griffith-Joyner em 1988 nas Olimpíadas da Coreia do Sul. Nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, Elaine derrotou a bicampeã com o tempo de 10s71, cinco anos depois ela faz a segunda melhor marca da história.

A prova foi disputada pelas atletas Daryll Neita, Teahna Daniels, Elaine Thompson-Herah, Shelly-Ann Fraser-Pryce, Marie-Josee Ta Lou, Shericka Jackson, Ajla Del Ponte e Mujinga Kambundji. Predominância da Jamaica, que classificou três atletas, enquanto a Suiça teve duas representantes. Estados Unidos, Grã-Bretanha e Costa do Marfim classificaram uma velocista.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Olimpíadas 2021