Compartilhe este texto

Advogados acusam Simonetti de articular para eleger futuro sogro desembargador

Por Portal Do Holanda

05/03/2013 6h56 — em
Amazonas



A mensagem criando cinco novas vagas de desembargador, cabendo uma à OAB, ainda não foi sequer encaminhada a Assembleia Legislativa, mas já está dividindo advogados que alertam para uma suposta articulação do atual presidente Alberto Simonetti para beneficar seu futuro sogro, o advogado Fábio Mendonça. Simonetti estaria trabalhando para a eleição ocorrer via indireta, quebrando uma tradição dos últimos 10 anos, onde as vagas destinadas à Ordem foram preenchidas pelo voto direto da categoria.

Os advogados dizem que Simonetti Neto  irá abandonar a prática democrática de ouvir todos os advogados, implantada pelo seu pai, Alberto Simonetti Filho, para realizar escolha indireta, com a participação de apenas 27 conselheiros seccionais. "Essa é uma manobra para garantir a presença na lista sêxtupla de seu futuro sogro, o ex-presidente Fábio Mendonça e excluir outros pretentes ao cargo", diz um grupo de advogados que encaminhou a informaçao ao Portal do Holanda.

O fato  é apontado  por   advogados, ouvidos pela reportagem do Portal, como verdadeiro golpe contra a categoria.

Procurado ontem,   o presidente da OAB/AM, Alberto Simonetti, afirmou que a escolha depende de definição do conselho e pode ser na forma da lei, ou seja, indireta, podendo ou não ser ouvida a categoria, mas negou que  vá interferir no processo de escolha.

A lei federal 8.906/94, conhecida como Estatuto da Advocacia e da OAB, estabelece ser competente o Conselho Seccional para eleger as listas sêxtuplas para as vagas do quinto constitucional. Contudo, o art. 10 do provimento 102/2004 do Conselho Federal da Ordem autoriza a seccional fazer eleições diretas.

 A OAB/AM vem realizando eleições diretas há quase uma década para essas listas. Os desembargadores Domingos Jorge Chalub, João Simões e Waldenira Tomé (desembargadora do TRT), foram escolhidos dessa forma.

 

 

 

 

 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: alberto simonetti, OAB, Amazonas

+ Amazonas