Omar defende investimentos em capital humano
Durante aula inaugural do curso de Especialização em Gestão Pública voltado para servidores do Tribunal de Contas do Estado, o governador Omar Aziz disse que o maior desafio do serviço público é a formação de recursos humanos. Segundo ele, a situação mais difícil é verificada no interior, para onde pretende dar atenção especial com a construção da Cidade Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O projeto do novo campus, prevê alojamentos para abrigar, inicialmente, 2 mil estudantes do interior que, depois de formados, poderão retornar aos seus municípios para trabalhar. Omar Aziz falou para cerca de 50 alunos-servidores do TCE, para quem o curso de pós-graduação está sendo oferecido, por meio de uma parceria entre a UEA e o tribunal. O tema da aula inaugural, que aconteceu no auditório do TCE, foi “A Modernização da Administração Pública Estadual”.
Apesar dos gargalos na formação de recursos humanos, o governador comemorou os números em relação à gestão dos recursos estaduais. De acordo com ele, o Estado do Amazonas tem conseguido excelentes resultados na gestão dos recursos públicos, principalmente em relação à redução de custeio, resultado da modernização dos sistemas adotados pelo Estado. Segundo o governador, mesmo tendo aumentado o tamanho da máquina estatal, com a inauguração de novas unidades de saúde, novas escolas, entre outros prédios públicos, que demandam aumento do custeio, está sendo possível manter a média de gastos e continuar fazendo investimentos.
“Fazer uma gestão moderna hoje que otimize custos e que permita economizar o máximo para fazer investimento tem sido o nosso grande desafio”, afirmou o governador, ao lembrar que a redução dos custos, não significa, necessariamente, reduzir a qualidade do serviço. “O objetivo do gestor público não é ter lucro, como acontece na iniciativa privada. É prestar um bom serviço e você tem que ter espírito público e sensibilidade para isso”, frisou.
O curso de especialização, que também já vem sendo oferecido para 50 servidores da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), é resultado de um Termo de Cooperação Acadêmica e Técnico Científica firmado com a UEA. Além da especialização em Gestão Pública, o Termo de Cooperação Acadêmica e Técnico-Científica, assinado entre as duas entidades, prevê a realização de outros programas, projetos, pesquisas de interesse dos dois órgãos, como cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de pública, ambiental e de controle externo.
ASSUNTOS: Amazonas