Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Omar defende investimentos em capital humano

Publicado

em

Por

Durante aula inaugural do curso de Especialização em Gestão Pública voltado para servidores do Tribunal de Contas do Estado, o governador Omar Aziz disse  que o maior desafio do serviço público é a formação de recursos humanos. Segundo ele, a situação mais difícil é verificada no interior, para onde pretende dar atenção especial com a construção da Cidade Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O projeto do novo campus, prevê alojamentos para abrigar, inicialmente, 2 mil estudantes do interior que, depois de formados, poderão retornar aos seus municípios para trabalhar. Omar Aziz falou para cerca de 50 alunos-servidores do TCE, para quem o curso de pós-graduação está sendo oferecido, por meio de uma parceria entre a UEA e o tribunal. O tema da aula inaugural, que aconteceu no auditório do TCE, foi “A Modernização da Administração Pública Estadual”.

Apesar dos gargalos na formação de recursos humanos, o governador comemorou os números em relação à gestão dos recursos estaduais. De acordo com ele, o Estado do Amazonas tem conseguido excelentes resultados na gestão dos recursos públicos, principalmente em relação à redução de custeio, resultado da modernização dos sistemas adotados pelo Estado. Segundo o governador, mesmo tendo aumentado o tamanho da máquina estatal, com a inauguração de novas unidades de saúde, novas escolas, entre outros prédios públicos, que demandam aumento do custeio, está sendo possível manter a média de gastos e continuar fazendo investimentos.

“Fazer uma gestão moderna hoje que otimize custos e que permita economizar o máximo para fazer investimento tem sido o nosso grande desafio”, afirmou o governador, ao lembrar que a redução dos custos, não significa, necessariamente, reduzir a qualidade do serviço. “O objetivo do gestor público não é ter lucro, como acontece na iniciativa privada. É prestar um bom serviço e você tem que ter espírito público e sensibilidade para isso”, frisou.

O curso de especialização, que também já vem sendo oferecido para 50 servidores da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), é resultado de um Termo de Cooperação Acadêmica e Técnico Científica firmado com a UEA. Além da especialização em Gestão Pública, o Termo de Cooperação Acadêmica e Técnico-Científica, assinado entre as duas entidades, prevê a realização de outros programas, projetos, pesquisas de interesse dos dois órgãos, como cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de pública, ambiental e de controle externo.

NULL

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.