Natal magro na ZFM , prevê indústria

Por

24/09/2012 6h43 — em Economia

 Manaus - Na Zona Franca de Manaus, que concentra a produção de eletrônicos e motos do País, as encomendas para o Natal estão a conta-gotas, diz o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco.

Segundo Périco, a variações nos volumes encomendados para o fim de ano são muito discrepantes entre os setores. No caso de televisores, que são produtos que têm um forte apelo de renovação tecnológica, como os televisores 3D e as TVs fininhas, com tela de cristal líquido (LCD na sigla em inglês), a perspectiva é um acréscimo de entre 8% e 10% no volume de pedidos em relação ao ano passado. Para os telefones celulares, ele projeta crescimento de 5% nas encomendas.

Já os volumes de aparelhos de ar condicionado, de aparelhos de som e de motocicletas devem recuar em relação a 2011. No caso das motos, a queda deve oscilar entre 20% e 25%.

"Não dá para ficar muito animado. Se conseguirmos repetir o faturamento de US$ 41 bilhões do ano passado na Zona Franca, vamos soltar foguete", diz o presidente do Cieam. Até junho, o faturamento em dólar das indústrias da Zona Franca tinha caído 10%. "Em julho e agosto as vendas foram muito fracas", acrescenta.
 

(Por Naelson Santos)

NULL

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Economia